domingo, 10 de janeiro de 2016

Cultivando manjericão...

 Já faz um tempinho que comecei a cultivar algumas hortaliças aqui em casa, algumas eu comecei do zero mesmo, plantando as sementes, mas como sou uma pessoa bem ansiosa percebi que não tenho tanta paciência para esperar o crescimento das plantas, então decidi comprar as mudas grandinhas já.
 Comprei o manjericão e fiquei numa alegria só, imagina que luxo fazer um molho de tomate com folhas frescas do manjericão colhidas ali na varanda, muito bom né?
 Comprei, passei ele para um vasinho e depois de um tempinho percebi as folhas meio amareladas, então decidi agir logo antes que ele morresse.
 Aprendi como multiplicar as mudinhas de uma maneira bem simples e dessa forma posso ter folhas frescas o ano todo.
 Quer saber como?
 Vem comigo...
 Essa primeira foto é como ele estava. 

 O que eu fiz foi cortar um galhinho dele de mais ou menos 15 centímetros, do meio pra baixo eu arranquei todas as folhas e coloquei em um copo com água.

 Em poucos dias ele já estava assim, com bastante raízes, o manjericão cria raízes bem rápido.
 Quando estava assim,eu tirei da água e plantei.


 Aqui está a mudinha já na terra junto da outra.


 Não tem segredo, agora é só cuidar e aproveitar para usar...
 Usei essa terra enriquecida com adubo orgânico.

 E você que tem vontade de cultivar vai aí uma dica de como cuidar do manjericão:
 Regue a planta diariamente, ou sempre que a terra estiver seca, não deixe ficar encharcado, apenas úmido.
 O manjericão precisa de pelo menos 4 horas de sol ao dia, o sol da manhã é excelente para ele.
 Atenção a esta dica: Quando o manjericão começar a dar flores, corte os galhos onde estão essas flores, não é recomendável deixar pois pode amargar as folhas.
 Não tenha medo de podar os galhos mais velhos, quando você os arranca novos galhos e novas folhas nascerão.
 É isso aí gente, essa foi a dica de hoje, espero que vocês gostem.
 Tchau e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio, fico muito feliz com sua visita e mais ainda com seu comentário, que irá contribuir muito com o blog. Fique à vontade, se quiser deixe sugestões, idéia, sua opinião é muito importante aqui. Bjo!